Aikijinja
Morihiro Saito Sensei
AIKIDO de Iwama
Diz-se que o Aikido nasceu em Iwama. O Fundador, Morihei Ueshiba, mudou-se na sua velhice para esta aldeia, e afirmou mais tarde que este local foi a "maternidade" do Aikido. Mas o processo do nascimento do Aikido foi lento e contínuo, tendo na verdade começado muito antes deste retiro do Fundador.
Em Iwama, O'Sensei, ou Grande Mestre (como se refere ao Fundador) construiu um dojo e um templo. Dedicava-se à agricultura, à meditação e a um treino intensivo que poucos conseguiam aguentar. Esta simbiose era, para O'Sensei, a única forma verdadeira de seguir os estudos do Budo (Via Marcial). Assim Morihei Ueshiba consolidou toda a sua aprendizagem, criando o Aikido.
Morihiro Saito, residente de Iwama, começou a praticar com o Fundador com 17 anos de idade. Sendo filho de agricultores, e o mais novo dos irmãos, pode dedicar muito do seu tempo ao Fundador e à prática da arte. A sua dedicação ao Budo em Iwama e ao seu Mestre foram sem limites.
Foi Saito Sensei que participou com o Fundador na codificação das bases do Aikido moderno. Uma grande parte das técnicas de Aikido foram posteriormente sistematizadas por ele, como no caso das técnicas com armas.
Sensei deixou-nos em 2002, tendo sido responsável pelo ressurgimento do pensamento marcial do Aikido e pela preservação da técnica original que, ao longo dos anos e por diversas razões, fora sendo modificada. Toda a sua família participou neste estilo de vida tradicional, e como ele, os seus filhos praticaram Aikido.
O seu filho Hitohira Saito, ele próprio aluno directo do Fundador, assumiu o seu legado. Como sucessor foi preparado desde cedo através de uma educação muito estrita e tradicional. Ainda hoje, os filhos e esposa de Hitohira Sensei também treinam Aikido e participam em todos os eventos desta arte.
Hitohira Saito Sensei